FacepontoFacepontoFaceponto

Análise de solicitações


Quando um colaborador tem a possibilidade de solicitar e justificar suas folgas, faltas e também manutenção de pontos, isso pode trazer algumas facilidades para a empresa. Algumas dessas facilidades incluem:

  • Organização da jornada de trabalho: Quando o colaborador tem a possibilidade de solicitar folgas com antecedência e justificar eventuais faltas, a empresa pode se programar melhor para garantir que todas as atividades sejam realizadas no prazo e de acordo com as necessidades do negócio.

  • Melhoria do clima organizacional: Ao oferecer essa possibilidade aos colaboradores, a empresa demonstra que se importa com o bem-estar de seus funcionários e que está aberta a dialogar e encontrar soluções para situações específicas. Isso pode contribuir para um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.

  • Redução de conflitos trabalhistas: Quando o colaborador tem a possibilidade de justificar e ajustar seus pontos de forma transparente e objetiva, a empresa tem menos chances de enfrentar conflitos trabalhistas relacionados a questões como horas extras, atrasos ou faltas não justificadas.

Existem alguns tipos de solicitações que os colaboradores podem enviar para o administrator do sistema, são elas:

  • Folga: o colaborador pode escolher um dia em que deseja folgar;

  • Justificar falta: o colaborador pode escolher um dia ou um período e anexar um documento que comprove e justifique a sua falta;

  • Manutenção de ponto: o colaborador pode verificar seus pontos do dia atual e caso algum deles tenha sido registrado com erro, ele pode solicitar o ajuste informando a hora correta e justificado o mesmo.

Todas essas solicitações devem ser feitas através do aplicativo do Faceponto individual.

É importante ressaltar que quando um colaborador solicita algum dos itens citados acima ele não é aprovado automaticamente. Sempre será necessário a verificação e aprovação da solicitação por um administrador do sistema.

Tendo como base essas informações, o vídeo abaixo mostra como fazer o acompanhamento das solicitaçõs dos seus colaboradores.